Morreu neste domingo (30), aos 75 anos, Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). As causas da morte não foram divulgadas.
Artagão era natural de Inácio Martins, na região centro-sul do estado e era formado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele deixa quatro filhos, entre eles, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior.
Governo do Paraná lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. A Prefeitura de Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná, também decretou luto oficial.
O ex-conselheiro foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Em 1991 foi nomeado para o TCE, onde ficou até 2022.
Nas redes sociais, o Governador do Paraná, Ratinho Junior, lamentou a morte de Artagão.
"Artagão era um apaixonado pelo nosso estado e um defensor incansável da nossa bandeira. Na sua passagem pela Alep, atuou de forma combativa defendendo os interesses do povo do PR. No TCE, apontava caminhos para melhorar a eficiência da máquina administrativa. Aos familiares e amigos, o meu sentimento. O PR perde um grande homem. E eu, um querido amigo", diz a nota.
Trajetória
O ex-conselheiro exerceu também a presidência e vice-presidência na Corte de Contas e foi corregedor-geral da Casa.
De acordo com o TCE-PR, Artagão ajudou a consolidar a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal, e logo em seguida instituiu o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos.
Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o velório do ex-conselheiro do TCE.
Fonte: G1